(54) 3222 4396
contato@conassercontabilidade.com.br

7 dicas de boas práticas para facilitar sua organização contábil.


1.Tenha um escritório de contabilidade de confiança: O contador é quem tem qualificação profissional para lidar com as questões contábeis e vai garantir que sua empresa fique em dia com as obrigações. Isso evita multas e penalidades que podem prejudicar sua empresa das mais diversas maneiras. Além de realizar as atividades rotineiras da contabilidade, ele pode ajudar com outras questões importantes, como o planejamento tributário, sempre importante para manter a eficiência do negócio.
2. Não misture as contas pessoais com as contas da empresa: Essa dica pode soar básica, e é mesmo, mas ainda assim o que se vê na prática é que muitos empresários, especialmente os pequenos, continuam com dificuldades de separar as contas da empresa das suas finanças pessoais.
3. Não deixe nada para depois: Todas as movimentações financeiras da empresa devem ser contabilizadas imediatamente. Emita a nota fiscal assim que fizer a venda, guarde todos os comprovantes de pagamento, extratos e encaminhe-os logo para a contabilidade.
4. Olhe para a sua contabilidade com frequência: Como dissemos, tudo o que diz respeito à gestão financeira requer o máximo de cuidado possível. Portanto, não deixe a contabilidade de lado, apenas mandando as informações. Analise os dados pelo menos uma vez por mês.
5. Registre eventuais retiradas de recursos da empresa: Se você precisar fazer alguma retirada de recursos da empresa, isso deve ser informado à contabilidade e descontado do pró-labore. A retirada deve ser considerada um empréstimo para o sócio, mas é preciso lembrar que essa não é uma prática recomendada e deve ser feita apenas em último caso. Por isso, não faça dessas retiradas algo recorrente.
6. Faça um balanço de verificação: O balanço de verificação deve ser feito mensalmente. Trata-se de um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos. Existem várias maneiras de fazer um balancete de verificação, mas, de forma resumida, some vendas à vista com as vendas a prazo e calcule o total de vendas.
7. Não corra o risco de pagar imposto duas vezes: Esta dica contábil é para você que presta serviços para outras cidades. Normalmente, você já paga o ISS no seu município mas, quando emite uma nota fiscal referente a um serviço prestado em outra cidade, precisa pagar o ISS para esta outra cidade também. Pois é, uma bitributação. Mas tem saída e ela chama-se CEPOM -Cadastro de Prestadores de Outros Municípios





Outras Notícias

Fique por dentro das notícias do setor contábil


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

contato@conassercontabilidade.com.br

(54) 3222 4396

(54) 3228 8618

(54) 9665 8804

Institucional

Home
Sobre nós
Notícias

Newsletter

Cadastre seu e-mail

Contato LGPD contato@conassercontabilidade.com.br

Rua Ernesto Alves, 1887 bairro Centro

Caxias do Sul- RS

Conasser Contabilidade

Uma parceria de sucesso

Todos os direitos reservados - 2014